Centro de Estudos da Cultura Popular /Ecomuseu dos Campos de São José


Centro de Estudos da Cultura Popular /Ecomuseu dos Campos de São José., São José dos Campos, São Paulo, (Brasil)

ecomuseusjc.blogspot.com
/ecomuseusjj
12 982645960
centrodeestudoscp@gmail.com

O CECP emergiu de um grupo articulado em torno do Museu do Folclore de São José dos Campos, que originalmente compunha a Comissão Municipal do Folclore. No decorrer dos anos o CECP se envolveu com os trabalhos realizados pela ABREMC e passou a articular um projeto do Ecomuseu, que posteriormente passou a se chamar Ecomuseu dos Campos de São José. Tanto num quanto noutro projeto, a instituição trabalha na pesquisa e promoção de ações tendo como fundamento a cultura popular local, o mapeamento e fortalecimento das expressões culturais e o fomento do exercício de cidadania.
Desde suas primeiras articulações, o CECP contou com a participação efetiva e importante de mulheres, desde a composição da Comissão, da Organização da Sociedade Civil, das equipes e das comunidades envolvidas. Neste formulário vamos preencher as atividades realizadas pelo Ecomuseu dos Campos de São José sob gestão do CECP.
Para maiores informações sobre a instituição acesse o link: https://pt.calameo.com/read/0010126728ee98dee91fd

BUENAS PRÁCTICAS:

1. Roda de Artesanato

A partir das rodas de conversa e demais atividades do Ecomuseu surgiu um grupo de mulheres interessadas em trocar informações e saberes sobre artesanato e outros trabalhos manuais. Passaram a organizar rodas de artesanato semanais realizadas na UBS do bairro Campos de São José, em que participaram mulheres e homens, com ênfase na participação feminina, de diversas faixas etárias.

2. Cultivo de horta em Agrofloresta

Uma das atividades do Ecomuseu é o plantio e cultivo de uma agrofloresta às margens do rio Alambari, no Campos de São José. Essa atividade, realizada por moradores do entorno, é protagonizada por diversas mulheres, que plantam, limpam o terreno, fazem a separação do material orgânico para a compostagem etc.

3. Feira de Saberes e Fazeres

São atividades que acontecem no Parque Alambari com o objetivo de valorizar e compartilhar com a população do bairro os saberes e fazeres dos moradores que ali vivem e que, geralmente, passam desapercebidos pelos próprios vizinhos. Participam artesãos diversos, com bastante ênfase na participação das mulheres, que mostram seus crochês, tricôs, costuras, artesanato feito com material reciclável, entre outros.