Museu Aracy Paraguassú


Museu Aracy Paraguassú

museuaracyparaguassu.blogspot.com/

O Museu Aracy Paraguassú foi criado em 2006, através da lei de 1819/2006 Localizado na rua Doutor Hugo de Mendonça nº115. Recebeuo nome Aracy Paraguassú em homenagem a uma filha tradicional de Itaituba-Pará, que tem como significado: Aracy, mãe da luz e Paraguassú mar grande. O museu é formado por nove salas e um salão de exposição dividido em cinco espaços.

BUENAS PRÁCTICAS:

1. Primavera de Museus

Desenvolvem atividades com a participação da banda do 53º Batalhão de infantaria de selva, Joaquim Caetano Côrrea autoridades e dos alunos do ensino fundamental, médio e superior, através de danças, jardinagem, pesquisas e visitações dos alunos. Conforme a chegada da pandemia, adotamos as devidas normas sanitárias com uso de máscara e álcool em gel.

2. Semana do índio

Desenvolvida com a participação dos índios mundurukus da Praia do Índio e Praia do Mangue, onde é desenvolvido varias atividades como a: garota indígena, danças e apresentação de utensílios de palha, argila, coláres de missangas e dentes de animais arco-flecha e outros.

3. Museu de rua

Todos os anos também são desenvolvidos, na semana de museus, com a participação dos artistasplásticos de Itaituba. Onde o mesmo serve como paisagem fotográfica, atraindo pessoas de todas as idades para registrar e conhecer os trabalhos.