Pinacoteca Fórum das Artes/MAC Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins


Pinacoteca Fórum das Artes/MAC Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins

@pinacotecaforumdasartes
@MACItajahyMartinsBTU
forumdasartes@botucatu.sp.gov.br

Na última terça-feira (20), a Prefeitura de Botucatu conheceu a empresa que irá executar a reforma do antigo Fórum para a instalação da 1ª Pinacoteca do interior em Botucatu. O projeto prevê, além dos serviços de restauro, impermeabilização, pintura, hidráulica, elétrica e iluminação, também a construção de calçadas e paisagismo no entorno do prédio que tem área total construída de 2.878 m², dividido em subsolo, térreo, primeiro, segundo, e terceiro pavimentos.

A Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu irá abrigar salas voltadas a exposições temporárias e de longa duração (pintura, gravuras, fotografias), para o setor educativo, leitura, estudo, restauro, ateliês, biblioteca, recepção/bilheteria e um auditório para conferências, além de sanitários e salas para o setor administrativo. Tudo com acessibilidade adequada através de rampas e elevadores.

Um dos destaques será o Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, que será instalado no térreo do edifício. A tradicional instituição museológica da Cidade, que em 2014 completa 30 anos, tem cerca de 300 obras de importantes artistas nacionais e internacionais, com grande potencial de dialogar com o acervo da Pinacoteca de São Paulo.

BUENAS PRÁCTICAS:

1. Exposição de Rodin inaugura Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu

Dez obras do escultorfrancês, um dos artistas mais influentes da história, ficarão em exposição na Pinacoteca ‘Fórum das Artes’ até o dia 15 de dezembro e entrada é gratuita. A população do Centro-Oeste Paulista tem a partir agosto a oportunidade de conhecer parte da obra de um dos artistas mais influentes do século 20. Uma exposição com peças do escultor francês Auguste Rodin marca a inauguração da “Pinacoteca Fórum das Artes”, em Botucatu (SP).

O novo espaço cultural, montado em um casarão histórico no centro da cidade, receberá também, além das esculturas, registros e fotografias que contam a trajetória de Rodin. Entre as esculturas mais famosas da exposição estão «O Homem Sobre a Coluna», «O Gênio do Repouso Eterno» e «A Musa de Whistler». No total, são dez esculturas do acervo da Pinacoteca do Estado que estarão expostas em Botucatu e poderão ser vistas de graça até o dia 15 de dezembro.

Além de aproximar a arte da população do interior de SP, a exposição também convida o público a interagir com a arte. Na instalação, há espaço onde o visitante pode tocar e experimentar as diferentes texturas e temperaturas dos materiais que Rodin usava em suas esculturas.

2. Mostra Luso Afro Brasil

Encontros: arte, história e memória traz parte do acervo do Museu Afro Brasil à Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu. O Museu Afro Brasil, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promovem no próximo dia 07 de março (sábado), às 19h, na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, a abertura da exposição Luso Afro Brasil –Encontros: Arte, História e Memória.

3. Com curadoria de Emanoel Araujo, diretor do Museu Afro Brasil, Luso Afro Brasil

Encontros: Arte, História e Memória é a maior exposição itinerante já promovida pela instituição paulistana dentro do estado de São Paulo, e reúne aproximadamente 400 obras de artistas brasileiros, portugueses e africanos entre pinturas, fotografias, esculturas, gravuras, documentos históricos e outros objetos do século XVIII até os dias atuais.